Pular para o conteúdo principal

Bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos enobrece São João del-Rei com mais um coral infantil

Quem disser que  velhas árvores não dão mais flores viçosas nem frutos saborosos está mentindo. As bicentenárias orquestras barrocas de São João del-Rei provam isso.

A Orquestra Ribeiro Bastos foi criada oficialmente em 1790. Juntamente com a Orquestra Lira Sanjoanense, fundada em 1776, são as duas orquestras mais antigas das Américas em atuação ininterrupta, talvez as duas mais antigas do mundo.

Apesar dos seus 222 anos, a Orquestra Ribeiro Bastos continua atuante. Divide também, irmamente, com a Orquestra Lira Sanjoanense os merecimentos e a responsabilidade de manter viva a tradição musical de São João del-Rei. Inquestionavelmente, são duas das poucas organizações destinadas exclusivamente ao cultivo, guarda e preservação da música colonial e imperial produzida em Minas Gerais, sobretudo na região da antiga Comarca do Rio das Mortes, cuja sede era a Vila de São João del-Rei.

Agora a Orquestra Ribeiro Bastos alimenta outro sonho cidadão e memorável e já faz tudo para torná-lo realidade: fortalecer o Coral Ribeirinhos, fundado em 2011 pela professora e maestrina Maria Stella Neves Vale. Seu objetivo é difundir o gosto pela música e ensinar canto coral a crianças com idade a partir de sete anos. As aulas serão gratuitas, semanais, com duração de uma hora, exatamente no entardecer, das 18 às 19 horas, na sede da Orquestra, em uma curva barroca da estreita Rua Santo Antônio. O programa  baseia-se em um repertório eclético e variado, que inclui vários gêneros musicais - erudito, popular, folclórico e infantil.

O grandioso projeto é capitaneado por duas mulheres. Dona Stella Neves - personalidade cultural ilustre e célebre meritoriamente por sua incalculável dedicação e atuação em favor da preservação da música barroca em São João del-Rei, sempre à frente da Orquestra Ribeiro Bastos. Marily Assis - aposentada do Conservatório Estadual de Música Padre Maria Xavier e responsável por outro coral em formação na cidade, reunindo alunos da Universidade Federal de São João del-Rei.

Para inscrições e mais informações sobre o Coral Ribeirinhos, basta comparecer ao Memorial Dom Lucas Moreira Neves, das 13 às 17 horas. O Memorial fica na Rua Getúlio Vargas, em frente à Matriz do Pilar.

Sucesso para o Coral! Aplausos para os infantes novos herdeiros da musicalidade são-joanense! Obrigado, Dona Stella e Marily Assis!
............................................................................
Sobre a música colonial em São João del-Rei, leia também
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/04/em-sao-joao-del-rei-principalmente-na.html
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/04/o-pai-da-musica-vive-em-sao-joao-del.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debaixo de São João del-Rei, existe uma São João del-Rei subterrânea que ninguém conhece.

Debaixo de São João del-Rei existe uma outra São João del-Rei. Subterrânea, de pedra, cheia de ruas, travessas e becos, abertos por escravos no subsolo são-joanense no século XVIII, ao mesmo tempo em que construíam as igrejas de ouro e as pontes de pedra. A esta cidade ainda ora oculta se chega por 20 betas de grande profundidade, cavadas na rocha terra adentro há certos 300 anos.  Elas se comunicam por meio de longas, estreitas e escuras galerias - veias  e umbigo do ventre mineral de onde se extraíu, durante dois séculos, o metal dourado que valia mais do que o sol. Não se tem notícia de outra cidade de Minas que tenha igual patrimônio debaixo de seu visível patrimônio. Por isto, quando estas betas tiverem sido limpas e tratadas como um bem histórico, darão a São João del-Rei um atrativo turístico que será único, no Brasil e no mundo. Atualmente, uma beta, nas imediações do centro histórico, já pode ser visitada e percorrida. Faltam outras 19, já mapeadas, dependendo da sensi

Em São João del-Rei não se duvida: há 250 anos, Tiradentes bem andou pela Rua da Cachaça...

As ruas do centro histórico de São João del-Rei são tão antigas que muitas delas são citadas em documentos datados das primeiras décadas do século XVIII. Salvo poucas exceções, mantiveram seu traçado original, o que permite compreender como era o centro urbano são-joanense logo que o Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes tornou-se Vila de São João del-Rei. O Largo do Rosário, por exemplo, atual Praça Embaixador Gastão da Cunha, surgiu antes mesmo de 1719, pois naquele ano foi benta a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, nele situada e que originalmente lhe deu nome. Também neste ano já existia o Largo da Câmara, hoje, Praça Francisco Neves, conforme registro da compra de imóveis naquele local, para abrigar a sede da Câmara de São João del-Rei. A Rua Resende Costa, que liga o Largo do Carmo ao Largo da Cruz, antigamente chamava-se Rua São Miguel e, em 1727, tinha lojas legalizadas, funcionando com autorização fornecida pelo Senado da Câmara daquela Vila colonial.  Por

Padre José Maria Xavier, nascido em São João del-Rei, tinha na testa a estrela da música barroca oitocentista

 Certamente, há quase duzentos anos , ninguém ouviu quando um coro de anjos cantou sobre São João del-Rei. Anunciava que, no dia 23 de agosto de 1819, numa esquina da Rua Santo Antônio, nasceria uma criança mulata, trazendo nas linhas das mãos um destino brilhante: ser um dos grandes - senão o maior - músico colonial mineiro do século XIX . Pouco mais de um mês de nascido, no dia 27 de setembro, (consagrado a São Cosme e São Damião) em cerimônia na Matriz do Pilar, o infante foi batizado com o nome  José Maria Xavier . Ainda na infância, o menino mostrou gosto e vocação para música. Primeiro nos estudos de solfejo, com seu tio, Francisco de Paula Miranda, e, em seguida dominando o violino e o clarinete. Da infância para a adolescência, da música para o estudo das linguas, José Maria aprendeu Latim e Francês, complementando os estudos com História, Geografia e Filosofia. Tão consistente era seu conhecimento que necessitou de apenas um ano para cursar Teologia em Mariana . Assim, j